Inicial Fone: (19) 3878-9420

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook da CM de Louveira instagram da CM de Louveira

Notícias

Ouvir a Notícia


Vereadores rejeitam extinção do cargo de jardineiro da Câmara


Com dez votos contrários e dois favoráveis, os vereadores de Louveira rejeitaram a proposta de extinguir, na vacância, o cargo de jardineiro existente na Casa. A proposta da Mesa Diretora, assinada pelo presidente Laércio Neris (PTB) e Clodoaldo (PPS), pretendia acabar com o cargo de jardineiro “em vacância”, o que significa que o servidor que atualmente ocupa esse cargo está mantido até sua aposentadoria ou exoneração, com todos os direitos, mas que não existiria outro cargo.

 
 
 

Segundo a justificativa do projeto, o objetivo era adequar a estrutura funcional da Casa diante das recentes obras promovidas na Câmara, como a conclusão do edifício garagem, eliminando, assim, grande parte da área de jardinagem e com área gramada bem pequena, reduzindo a necessidade do jardineiro. Atualmente a Câmara mantém um jardineiro em seu quadro.

 
 
 

Entretanto, outra discussão entrou em jogo. Em 2016, houve realização de concurso público, com a inclusão de mais um cargo de jardineiro, que ainda não foi preenchido. O vereador Nilson Cruz (PSD), presidente da Câmara na época do concurso, discordou da proposta, dizendo que não entendia porque dos 15 cargos previstos no concurso, somente o de jardineiro não seria chamado. Em defesa do projeto, o vereador Laercio Neris defendia que não há necessidade de mais um jardineiro pelos motivos apresentados.

 
 
 

O vereador Marquinho do Leite (PTB) também se manifestou contra a extinção do cargo, dizendo que foi favorável no passado e que achava injusto prejudicar o candidato que passou no concurso. O vereador Rodrigão (PSD) também defendeu a mesma linha de raciocínio, dizendo que o candidato pagou a taxa, se preparou, passou e criou expectativa de ser chamado. E aproveitou para criticar a terceirização do serviço de limpeza realizada na Câmara, com o remanejamento interno de servidores. Segundo Rodrigão, com a extinção do cargo de jardineiro, no futuro a Câmara terá que contratar alguma empresa para fazer o serviço.

 
 
 

Em defesa da terceirização da limpeza, o presidente explicou que com a inauguração do edifício garagem, o quadro de agentes de serviços gerais era insuficiente. Para suprir, teria que abrir um novo concurso público contratando mais funcionários ou terceirizava. A opção de terceirizar foi que o custo ficou mais barato, com melhores resultados.

 
 
 

O vereador Luiz Rosa (Cidadania) também se posicionou afirmando que no caso da limpeza, ninguém se sentiu prejudicado, mas que no caso da jardinagem, o candidato vencedor teria prejuízos e que poderia ingressar com um Mandado de Segurança na Justiça para garantir que assuma o cargo. Para o vereador, ainda há serviços suficientes de jardinagem, com jardins e vasos que precisam de cuidados.

 
 
 

A vereadora Priscilla Finamore (PRB) manifestou-se contrária ao projeto afirmando que o candidato tem direito de assumir porque a Câmara fez um concurso. Só depois disso, ela concordaria em extinguir os cargos na vacância.

 

Clodoaldo e Caetano (PTB) foram favoráveis ao projeto. O presidente não vota. Os demais vereadores rejeitaram a proposta.


Publicado em: 15 de abril de 2020

Publicado por: Ricardo Pupo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Alegria, alegria, alegria. Sentimentos aflorados, ansiedade e muita curiosidade eram as principais emoções dos 48 alunos da EMEB Vila Pasti que participaram de mais uma edição do programa Conhecend...

Leia Mais

     Os vereadores de Louveira aprovaram por unanimidade, com a apresentação de cinco emendas, o projeto de Lei 8/2025 de autoria do Executivo e que altera regras da Lei que instituiu o programa de...

Leia Mais

     A Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali da Câmara de Louveira promoveu mais uma edição do programa Conhecendo a Câmara, na manhã desta quarta-feira, 16. Desta vez, 43 crianças das EM...

Leia Mais

     A Câmara de Louveira autorizou, por meio do Projeto de Resolução 7/2025, a participação de vereadores na XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais. Aprovado por unanimidade, represent...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte