Ouvir a Notícia
Professora, pedagoga com especialização em psicopedagogia, secretária de Educação e vereadora por três vezes, Sônia Maria Tarallo Cruz é uma profissional dedicada por onde passa, deixando sempre bons exemplos para os colegas e muitas ações em benefício à população de Louveira. Ao longo dos 54 anos de dedicação ao trabalho, sempre com empenho à Educação, a conhecida professora Sônia Tarallo foi homenageada na tarde de hoje, pela Câmara de Louveira.
Durante a 11ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo, os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Congratulações, Aplausos e Reconhecimentos, de autoria do vereador Nilson Cruz. Os vereadores Clodoaldo, Priscilla Finamore e Tico da Colina não compareceram à sessão. A homenagem é uma forma de agradecimento à contribuição da professora Sônia para a Educação e ao Desenvolvimento de Louveira.
O documento ressalta, ainda, que a trajetória da professora extrapolou as funções profissionais: ela comprometeu-se a cuidar de seus alunos de forma excepcional, mantendo sempre respeito e compaixão por seus alunos. Além de educadora, ofereceu suporte emocional e material para muitos deles. Discretamente, levava os alunos para sua casa, fornecia alimentação junto com seus filhos, aplicava aulas de reforço escolar: tal atitude tornava a professora Sônia diferenciada, especialmente em uma época em que muitos estudantes eram obrigados a abandonar a escola devido ao preconceito social ou racial. A trajetória de vida e seu impacto positivo são testemunhos do caráter altruísta e de seu compromisso inabalável com a educação e a igualdade entre as pessoas, comentou o vereador.
Os vereadores Fábio Borriero, Kaká Rodrigues e Nildo Redenção se manifestaram em apoio à Moção e disseram ter admiração, respeito e carinho à homenageada.
Quem é Sônia Tarallo: nascida em Louveira, em 18 de julho de 1950, Sônia Maria Tarallo Cruz é filha dos agricultores Francisco Tarallo e Elvira Fachini. Desde sua infância, demonstrava interesse em se tornar professora. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar "Professor Joaquim Antônio Ladeira", cursando do primeiro ao quarto ano, e posteriormente, do quinto ao oitavo ano, em Vinhedo. Ingressou no Magistério em Jundiaí, onde se formou em 1969. No ano seguinte, começou sua carreira como professora, dedicando-se a essa profissão com amor e empenho por aproximadamente três décadas. Concluiu a graduação em Pedagogia em 2006 e pós-graduação em Especialização em Psicopedagogia, em 2007.
Casou-se, em 1972, casou-se com Antônio Carlos Cruz, com quem teve dois filhos. Seu marido foi vereador em Louveira em 1982. Em 1986, ingressou na política, sendo eleita vereadora pela primeira vez em 2000 e reeleita em 2004. Em 2015, voltou a assumir uma cadeira na Câmara, como suplente. Na história de Louveira, eles são o único casal em que ambos foram vereadores.
Atuou, ainda, como Secretária Municipal de Educação. Durante sua gestão, entre outras conquistas educacionais, destacam-se a construção da EMEF da Vila Pasti e o Projeto Anjos da Escola. Também atuou como Chefe de Divisão da Cultura de Louveira. Atualmente trabalha como assessora Legislativo-Parlamentar na Câmara de Louveira.
Publicado em: 26 de junho de 2024
Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto Jasso
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara de Louveira realizou na manhã desta quinta-feira, 16, três sessões extraordinárias. Após a escolha dos membros e composição das Comissões Permanentes, os vereadores analisaram e votar...
Durante a realização da segunda sessão extraordinária do ano, os vereadores de Louveira aprovaram a composição das cinco Comissões Permanentes de trabalho, definindo seus membros e respectivos...
Os vereadores de Louveira solicitaram ao presidente Kaká Rodrigues que fossem convocadas sessões extraordinárias, durante o recesso de janeiro, para iniciarem os trabalhos com mais rapidez...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: ZMC.