Inicial Fone: (19) 3878-9420

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook da CM de Louveira instagram da CM de Louveira

Notícias

Ouvir a Notícia


Comércio que tiver bebedouro deverá oferecer copos descartáveis


O projeto de lei 14/2021, de autoria do vereador Fábio Borriero (PDT), foi aprovado durante a 8ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada em 11 de maio. De forma geral, o projeto obriga que os estabelecimentos que tiverem bebedouro deverão oferecer copos descartáveis para as pessoas. Para ele, o principal objetivo é manter a higiene, evitando o contato cruzado em especial nessa época de pandemia.

 

O autor pediu o apoio dos demais vereadores e se antecipou em relação às questões ambientais. Para ele, o copo descartável poderá ser separado e colocado para a coleta seletiva existente na cidade. Fábio afirmou, ainda, que as pessoas que frequentam um estabelecimento específico como academias, podem levar o seu próprio copo para evitar o uso excessivo dos descartáveis. Ele fez questão de ressaltar, ainda, que a lei abrange somente os estabelecimentos que possuem bebedouros.

 

A vereadora Priscilla Finamore (PTB), entretanto, declarou-se contrária ao projeto, por questão de princípios. Segundo ela, a obrigatoriedade contraria uma de suas pautas, que é a defesa do Meio Ambiente. Ela explicou que tem que estimular e ensinar as pessoas a agirem corretamente e que não se trata da quantidade de copos, mas de trabalhar pensando não somente em Louveira, mas no mundo todo. Ela exemplificou que a Câmara possui a campanha Adote um Copo e também oferece garrafa térmica para cada servidor. E que frequentadores de academia, por exemplo, carregam suas próprias garrafas.

 

O presidente vereador Marquinhos do Leite (PSDB) afirmou que apoia o projeto, mas que isso poderia ser mais uma medida educativa, com participação até da Prefeitura em auxiliar ou mesmo doar os copos, nesse momento de pandemia. O vereador Clodoaldo (Solidariedade) também falou sobre a conscientização das pessoas para o uso mínimo dos copos.

 

No final, o projeto passou com a aprovação de 10 votos favoráveis e um contrário. Ele prevê que os estabelecimentos infratores sejam punidos com 5 UFMs (Unidades Fiscais do Municípios).

 
 
 

(Texto: Ricardo Pupo / Foto: Gisele Floriano)


Publicado em: 12 de maio de 2021

Publicado por: Ricardo Pupo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

          Uma comissão composta por três vereadores fez a entrega das doações recebidas pela Campanha do Agasalho 2024, realizada internamente na Câmara de Louveira. Foram arrecadadas peças de vest...

Leia Mais

                        Os vereadores de Louveira aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sem apresentação de duas emendas. A votação unânime durante a 4ª sessão extraordinária, realizad...

Leia Mais

              As pessoas envolvidas no projeto Sebrae Aqui Mulher, mantido como política pública de apoio ao empreendedorismo feminino de maneira a inserir as mulheres na economia e mercado de trab...

Leia Mais

Professora, pedagoga com especialização em psicopedagogia, secretária de Educação e vereadora por três vezes, Sônia Maria Tarallo Cruz é uma profissional dedicada por onde passa, deixando sempre bo...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte