Inicial Fone: (19) 3878-9420

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook da CM de Louveira instagram da CM de Louveira

Notícias

Ouvir a Notícia


Câmara aprova abertura de crédito orçamentário de 11 mil


Durante a realização da 21ª Sessão Ordinária deste ano, os vereadores aprovaram o projeto de Lei 85/2023, que dispõe sobre a abertura de crédito suplementar adicional no valor de R$ 11.032,00. O crédito adicional não cria nem aumenta as despesas correntes. O projeto atende à necessidade de remanejamento dos recursos do orçamento em vigor. A suplementação aprovada destina o a outros serviços de terceiros – pessoa jurídica, dentro do programa de Administração Legislativa, para a manutenção das atividades do Poder Legislativo.

Salão de eventos culturais recebe o nome de Miguel Domingos Coletti

Os vereadores de Louveira aprovaram o projeto do vereador Leandro Lourençon (PSDB) que denomina o salão de eventos culturais localizado na Secretaria Municipal de Cultura de Miguel Domingos Coletti. A homenagem recebeu aprovação de todos os vereadores durante a última sessão ordinária de 2023, realizada na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro.

O autor defendeu o projeto, enaltecendo a memória do homenageado, destacando-se o dom e paixão pela música, além da contribuição para as artes musicais na cidade. A família de Miguel Domingos Coletti estava no plenário da Câmara e se emocionou com a aprovação da proposta.  Além do autor, os vereadores Fábio Borriero (PDT), Kaká Rodrigues (PDT), Nilson Cruz (PSD), Priscila Finamore (PTB), Helinho (PTB), Laércio Neris (PTB) e Nildo Redenção (PSC) também se pronunciaram parabenizando a escolha do homenageado.

Quem foi Miguel Coletti:

Nascido em 9 de novembro de 1930, em Vinhedo/Rocinha, veio em Louveira ainda bebê, de onde nunca mais saiu. Filho de Dante Coletti e Virgínia Maria Franção (falecida ainda quando Miguel era bebê) foi criado pelas irmãs e pela avó Helena. Seu pai Dante, casou-se novamente com Santa Ormeneze. De família de lavradores, trabalharam no cultivo de uvas. Estudou o primário em Louveira e iniciou o curso técnico ginasial em Campinas, abandonando logo no início por problemas financeiros, precisando ajudar a família no trabalho no campo. Mesmo com poucos estudos, era leitor exemplar. Muito inteligente, se sobressaía por ter uma caligrafia linda e perfeita.

Desde pequeno, frequentava com seu pai a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, onde se encantava com o Sr. Artur Steck, que tocava o harmônio de fole (instrumento musical de teclas similar ao órgão). Seu encantamento fez com que, aos 11 anos, se interessasse em aprender música (ler e escrever partituras), ensinado pelo Sr. Artur. Dedicado, Miguel logo começou a tocar nas missas. Por ser de família humilde, por muitos anos utilizou instrumentos emprestados, tendo reformado um piano antigo da igreja para que pudesse tocar com frequência.

Casou-se em 1955 com Santina de Brito Coletti. Dessa união, nasceram cinco filhos: Elisabete, Elsio, Elenice, Edison e Eliana. Trabalhou no Mercado Municipal de São Paulo, foi servente escolar na Escola Estadual Professor Joaquim Antonio Ladeira e também motorista na Prefeitura Municipal de Louveira. Conquistou sua casa própria e mudou-se para a Vila Bossi.

Miguel sempre se dedicou às artes e participava ativamente das festividades religiosas. Ensaiava a fanfarra para o desfile de 7 de setembro e adorava trabalhos manuais. A música sempre foi sua paixão. Cantou e tocou em dezenas de casamentos. Miguel sempre teve o dom de ensinar e passava adiante todo aprendizado recebido. Traduzia as partituras em cifras para o violão. Foi músico na Banda Progresso Louveirense e maestro do coral sacro de Louveira por anos. Ensaiava o coral das crianças, inclusive os de outras comunidades da região. Escreveu a melodia de inúmeros hinos e participou do concurso para a escolha do Hino de Louveira, tendo ficado em segundo lugar. Faleceu em 1995, aos 64 anos.

A Câmara também prestou homenagem aos músicos com aprovação de Moção de Congratulações

Os músicos de Louveira foram homenageados, durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Louveira, com a aprovação unânime da Moção de Congratulações, de autoria do vereador Kaká Rodrigues (PDT). A proposta foi apresentada para registrar a passagem do Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro e cuja data faz parte do calendário municipal conforme Lei 2858/2023.

Kaká Rodrigues afirmou que os músicos são pessoas agraciadas com um dom divino e que a aprovação da Moção de Congratulações é um ato singelo de agradecimento aos profissionais dedicados e brilhantes que transformam a vida das pessoas pela música. “Ser músico demanda sensibilidade, destreza, a dádiva de ouvir e muita resistência e persistência”, destacou o autor. Ele aproveitou, ainda, para nomear os músicos presentes à sessão, agradecendo a presença. Os vereadores Leandro Lourençon (PSDB), Helinho (PTB), Laércio Neris (PTB), Fábio Borriero (PDT), Nilson Cruz (PSD) e Nildo Redenção (PSC) também discursaram em relação à Moção.

Na mesma sessão também foi criada comissão para atuar durante o recesso de fim de ano

Em atendimento ao artigo 64 da Lei Orgânica Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade Projeto de Resolução 9/2023, que cria a Comissão de Representação, para atuar durante o recesso parlamentar de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A votação ocorreu durante a 21ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 5 de dezembro.

O recesso parlamentar é um período em que as atividades legislativas ficam suspensas. As atividades administrativas da Casa continuam normalmente. Uma Comissão composta por três vereadores estará de plantão para atuar em casos de fiscalização e controle externo dos atos do Poder Executivo. As sessões ordinárias voltam em 6 de fevereiro de 2024, terça-feira, às 14 horas.

Assassinatos de mulheres gera repúdio entre vereadores de Louveira

Os brutais assassinatos de uma mãe e três filhas, ocorridos na cidade de Sorriso, Mato Grosso, entre os dias 24 e 25 de novembro, provocaram a manifestação de revolta, espanto e repúdio no vereador Kaká Rodrigues (PDT), por meio de uma Moção de Repúdio. O documento foi discutido e aprovado durante a última sessão ordinária do ano, realizada na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro.

Kaká mostrou-se indignado diante de tanta violência contra a mulher e suas filhas. No relato da Moção, o vereador destacou que o assassino invadiu a residência onde se encontravam as vítimas para praticar o roubo, mas que acabou violentando e assassinando as mulheres e meninas que ali residiam. E completa, ressaltando que o indivíduo já era alvo de mandado de prisão por caso semelhante.

Diante dos fatos e considerando que 25 de novembro é marcado como data internacional de conscientização para eliminação da violência contra as mulheres, Kaká Rodrigues afirmou que resolveu utilizar-se do instrumento da Moção para destacar que os casos de violência contra as mulheres atingem números alarmantes e devem ser objeto de políticas públicas mais eficazes e de mecanismos de conscientização.

A Moção de Repúdio relata, ainda, que dados disponibilizados pelo perfil da ONG Justiça de Saia, conforme informações obtidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o número de medidas protetivas de urgência para garantir a segurança de mulheres após denúncia de violência, bateu recorde em 2023, sendo o maior índice registrado desde 2015. “As mulheres vêm se valendo de mecanismos e instrumentos que estão disponíveis para o seu amparo, mas muito ainda deve ser feito e buscado para mudarmos esse cenário e essa concepção de violência em todos os seus tipos (física, psicológica, sexual, patrimonial e econômica e moral)”, descreve o documento que destaca, também, que menos de 0,2% da ajuda governamental global é direcionado para a prevenção da violência contra mulheres, segundo a ONG Mulheres Brasil. “É preciso lutar e incentivar as ações para sanar essa violência contra as mulheres”, finalizou Kaká Rodrigues.

Acompanhe a programação com matérias e transmissões na plataforma Câmara Louveira Web no Facebook:

https://www.facebook.com/camaralouveira?mibextid=LQQJ4d

 

 


Publicado em: 07 de dezembro de 2023

Publicado por: Ricardo Pupo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

          Uma comissão composta por três vereadores fez a entrega das doações recebidas pela Campanha do Agasalho 2024, realizada internamente na Câmara de Louveira. Foram arrecadadas peças de vest...

Leia Mais

                        Os vereadores de Louveira aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sem apresentação de duas emendas. A votação unânime durante a 4ª sessão extraordinária, realizad...

Leia Mais

              As pessoas envolvidas no projeto Sebrae Aqui Mulher, mantido como política pública de apoio ao empreendedorismo feminino de maneira a inserir as mulheres na economia e mercado de trab...

Leia Mais

Professora, pedagoga com especialização em psicopedagogia, secretária de Educação e vereadora por três vezes, Sônia Maria Tarallo Cruz é uma profissional dedicada por onde passa, deixando sempre bo...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte