Inicial Fone: (19) 3878-9420

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook da CM de Louveira instagram da CM de Louveira

Notícias

Ouvir a Notícia


Aprovado parcelamento de dívida com a Previdência


Com nove votos favoráveis, um contra e duas ausências, os vereadores de Louveira aprovaram o parcelamento do débito da Prefeitura com o Fundo de Previdência, em sessão extraordinária, realizada na tarde desta sexta-feira, 2. Por ter tramitado em regime de urgência, houve necessidade dos vereadores se reunirem antes da sessão para terem conhecimento do teor legal.

Após 45 minutos, o vereador Nildo Redenção (PSC) presidiu a sessão que analisou o projeto 6/2024. Com a votação e encerramento da sessão, a secretária municipal de Finanças, Luzinete Dias de Carvalho, explicou ao público presente as razões que levaram à apresentação do projeto que dispõe sobre o parcelamento de débitos do município com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Os vereadores Laércio Neris (PTB) e Tico da Colina (PSD) não comparecem à convocação. O vereador Clodoaldo (Solidariedade) foi contrário ao projeto. Os demais vereadores votaram favoráveis. O presidente Nildo não vota (somente em caso de empate).

O projeto prevê que a dívida atual com a Previdência própria está calculada em aproximadamente R$ 8,5 milhões. Com a aprovação, as contribuições não repassadas à Previdência até o seu vencimento, poderão ser parceladas em até 60 meses. Entretanto, é proibido o parcelamento de débitos das contribuições previdenciárias descontadas dos segurados ativos, aposentados ou pensionistas.

Após a sessão, a secretária municipal Luzinete explicou a necessidade desse parcelamento. Segundo ela, em agosto do ano passado, por determinação legal, a Prefeitura assumiu as aposentadorias do grupo financeiro, formado por servidores que ingressaram no serviço público até 1997, que não tem recursos para suprir as aposentadorias. O outro grupo de servidores é chamado de grupo previdenciário e está em dia.

Segundo a secretária, com a queda brusca de arrecadação do município entre 2022 e 2023, o município viu-se obrigado entre optar a recolher as contribuições ao RPPS ou pagar as aposentadorias daquele primeiro grupo. A secretária enfatizou, porém, que os descontos dos servidores são repassados integralmente ao Fundo de Previdência. Com a aprovação do projeto de Lei, o município irá apresentar a proposta de acordo para o parcelamento e, desta forma, estar liberado para obter a Certidão Negativa de Débito (CND), documento que permite que Louveira receba recursos para projeto, obras e ações.


Publicado em: 05 de fevereiro de 2024

Publicado por: Jornalista Ricardo Pupo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Alegria, alegria, alegria. Sentimentos aflorados, ansiedade e muita curiosidade eram as principais emoções dos 48 alunos da EMEB Vila Pasti que participaram de mais uma edição do programa Conhecend...

Leia Mais

     Os vereadores de Louveira aprovaram por unanimidade, com a apresentação de cinco emendas, o projeto de Lei 8/2025 de autoria do Executivo e que altera regras da Lei que instituiu o programa de...

Leia Mais

     A Escola do Legislativo Comendador Walter Mazzali da Câmara de Louveira promoveu mais uma edição do programa Conhecendo a Câmara, na manhã desta quarta-feira, 16. Desta vez, 43 crianças das EM...

Leia Mais

     A Câmara de Louveira autorizou, por meio do Projeto de Resolução 7/2025, a participação de vereadores na XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais. Aprovado por unanimidade, represent...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!

Funções de acessibilidade
Acessibilidade
Contraste
Aumentar a fonte
Diminuir a fonte