Um mês dedicado à realização de ações educativas para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de atenção aos problemas de saúde mental, com a realização de campanhas envolvendo toda a comunidade. Esse é o teor do Projeto de Lei 4/2025, de autoria do vereador Kaká Rodrigues (PL), aprovado pelos vereadores presentes na 5ª Sessão Ordinária, na tarde desta terça-feira. Cinco vereadores se ausentaram da sessão: Clóvis Faustino (MDB), Tabajara (PSD), Fábio Brito (PRD), Marquinhos do Leite (Republicanos) e Juarez Mineiro (Podemos).
Em defesa do seu projeto, o presidente Kaká Rodrigues explicou que aproximadamente 10% da população global, algo em torno de 700 milhões de pessoas, sofre algum distúrbio de saúde mental, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Doenças como depressão, ansiedade generalizada, esquizofrenia, bipolaridade e outras doenças afetam as pessoas e a capacidade de reagir, de forma equilibrada, às condições do cotidiano e suas eventualidades. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que 12% da população possui algum tipo de transtorno mental. E o mês de janeiro foi escolhido para promover a conscientização do tema, a fim de esclarecer a comunidade sobre a necessidade de se debater o assunto, ampliar e facilitar o acesso para realização de exames preventivos e promover o apoio profissional por meio de equipes de profissionais de diversas áreas. A cor branca foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis a partir de uma "folha em branco", onde novas histórias podem ser escritas. Além disso, a cor simboliza a paz e a pureza das intenções.
Com a aprovação do projeto, Louveira, com apoio da sociedade civil, deverá trabalhar o “Janeiro Branco” com a realização de palestras, cursos, encontros e outras atividades educacionais para enfatizar o tema junto à comunidade.
Publicado em: 02/04/2025 09:26:03
Publicado por: Texto: João Ricardo Pupo / Foto: Elaine Lima