A conquista do prêmio Franco Montoro pelo projeto Hortas Urbanas foi motivo de reconhecimento do Poder Legislativo de Louveira na tarde desta terça-feira, 25. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a Moção de Congratulações, Aplausos e Reconhecimentos, de autoria do vereador Nilson Cruz, em alusão ao empenho e dedicação dos envolvidos no projeto, desenvolvido pela Secretaria de Serviço Social com apoio do Sindicato Rural de Jundiaí/Senar-SP. Os vereadores Clodoaldo, Priscilla Finamore e Tico da Colina não compareceram à sessão.
Recentemente, o projeto Hortas Urbanas alcançou o primeiro lugar na categoria Agricultura Urbana e Periurbana, do Prêmio Franco Montoro, oferecido pelo governo estadual e garantindo destaque para a cidade de Louveira. O prêmio foi entregue no início de junho. Até o momento, são quatro as hortas urbanas instaladas: CRAS Santo Antonio (6/2023), bairro Vassoural (10/2023), CDHU Diamante (9/2023) e bairro Estiva (5/2024). O projeto tem por objetivo proporcionar complementação de renda e acesso a alimentos de qualidade por famílias em situação de vulnerabilidade social.
O vereador Nilson Cruz destacou todo o envolvimento do poder público municipal e do sindicato na construção e manutenção desse projeto que, em pouco tempo, alcançou tamanha admiração por seu resultado. A Moção destaca, entre outras pessoas, a figura do professor Dejair Aparecido dos Reis que, de forma voluntária, fez a doação do sistema de irrigação, mudas, adubação, construção de estufa e aplicação de conhecimentos técnicos para assegurar a implantação do projeto. Ao seu lado, a atuação de Maria de Fátima da Silva de Carvalho e José dos Santos, que deram continuidade ao projeto no CRAS Santo Antonio, com cinco alunos. O autor registrou, ainda, que o projeto surgiu como resposta ao desejo do prefeito Estanislau Steck em investir na agricultura familiar.
O projeto teve, ainda, atuação importante do Sindicato Rural, por meio de seu representante José Roberto Valdemarin, que assumiu a capacitação técnica dos envolvidos, e das instrutoras engenheiras Flávia Sellmer Antoni e Ana Paula Zimbardi Limbardido, na capacitação dos alunos e implantação das horas urbanas.
E, pelo lado da Prefeitura, os destaques foram para representantes e servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin, Larissa, Regina Nunes de Ponte e Daniela Paes Souza; de Meio Ambiente, Rose Celidonio e Flávia Camargo; de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto; de Serviços Públicos, Guilherme Manente, e Fumhab, Carlos Eduardo Diniz. A Associação dos Produtores Rurais também apoiou o projeto, por meio dos representantes Gustavo Cavalli, Gustavo Bossi e Lucas Strabelo.
O vereador Nilson afirmou que “esse prêmio é uma demonstração do impacto positivo do projeto em nosso município e um incentivo para continuarmos trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável e da agricultura familiar”. Os vereadores Fábio Borriero e Marquinhos Deca também se pronunciaram em apoio à Moção.
Publicado em: 26/06/2024 08:44:12
Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto Jasso