O projeto de Lei 12/2024, que propôs revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores durante a 10ڂ Sessão Ordinária da Câmara de Louveira. A sessão foi realizada na tarde desta terça-feira, 11, e registrou a ausência dos vereadores Fábio Borriero, Marquinhos do Leite e Tico da Colina, além da presença do vice-prefeito Ricardo Barbosa.
O Plano utiliza as informações do saneamento de 2015 até 2022 e foi reformulado de maneira a atualizar as previsões para os próximos dez anos, além de rever a base de informações com base nas obras e ações implantadas até agora. Essa atualização dos dados do plano vigente é essencial para que sejam definidas as necessidades de cada região, observando-se o crescimento do munícipio e reanalisando as metas de curto, médio e longo prazos. Em 23 de maio passado, a Câmara sediou audiência pública, onde esses dados foram apresentados pelo secretário municipal de Água e Esgoto, Mateus Batista Arantes.
O Plano aborda os quatro eixos do saneamento básico: Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais; e Manejo e Disposição de Resíduos Sólidos. Durante a votação, o vereador Laércio Neris parabenizou o Executivo pela iniciativa de promover a revisão do plano que, em suas palavras, demonstra a importância de, entre outras coisas, definir as diretrizes que envolvem o tema, como, por exemplo, as garantias para o abastecimento de água no município para os próximos 20 anos.
Publicado em: 19/06/2024 12:53:04
Publicado por: Joao Ricardo Pupo / Foto: Jasso