Aprovado nome de Vasco Della Torre ao centro equestre de Louveira

Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta sexta-feira, 7,  os vereadores de Louveira aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 15/2024, de autoria do vereador Marquinhos Deca, que dá a denominação de Vasco Della Torre ao Centro Equestre de Louveira. O vereador Marquinhos do Leite não compareceu à sessão.

O autor defendeu o projeto, informando que o homenageado participou ativamente de diversas atividades em Louveira, dentre as quais se destaca o fato de ser fundador, em 1982, da Romaria entre Louveira e Pirapora do Bom Jesus, existente até os dias atuais.

Os vereadores Fábio Borriero, Nilson Cruz e Nildo Redenção também registraram em fala a aprovação do homenageado. A votação foi unânime, com aprovação por 12 votos favoráveis.

Quem foi Vasco Della Torre: Nascido em 1924, Vasco é o filho mais novo de uma família com sete irmãos. Em sua infância, ajudou a família num pequeno moinho no bairro do Capivari, onde produzia diversos tipos de farinhas. Desde pequeno gostava dos animais e auxiliava a família no manejo e criação, durante este período deu início ao seu profundo saber e admiração por muares e equinos. Aprendeu a lidar com gado e onde obteve conhecimentos com o trato de carnes. Utilizou seu conhecimento com o manejo de gado em suas inúmeras viagens entre Monte-Mor, Campinas e São Paulo, conduzindo o gado pela estrada da boiada até o frigorifico no bairro da Lapa em São Paulo. Como forma de agradecer e pedir proteção para as viagens boiadeiras, Vasco, em conjunto com os demais boiadeiros e amigos, iniciaram uma peregrinação entre as cidades de Louveira e a Pirapora do Bom Jesus, durante os anos 1960. O caminho em sua maior extensão era basicamente uma trilha onde os cavaleiros seguiam em fila indiana a maior parte de trajeto. Neste período trouxe muitas garrafas com água batizada na Igreja daquela cidade para os enfermos em Louveira.  Com o aumento dos peregrinos e a necessidade de uma melhor organização, ajudou a fundar a Romaria de Louveira em louvor ao Bom Jesus de Pirapora em 1982. Foi por muitos anos presidente da Romaria. Foi casado com Maria de Lourdes Mosca, com quem casou e teve três filhos: Raquel, Reinaldo e Raul.  Faleceu em 2 de junho de 2018, próximo de completar 94 anos.

Projeto 17/2024: na mesma sessão, também foi aprovado, por unanimidade o Projeto de Lei 17/2024, de autoria da Mesa Diretora da Casa, que altera a Lei 2.454/2015, que dispõe sobre os vencimentos dos cargos de provimento efetivo e de provimento em comissão da câmara de Louveira. A alteração prevê a unificação dos valores pagos com Função de Confiança (FC) aos servidores efetivos nomeados para ocupar o cargo de chefia de Seção, da Procuradoria ou assessor de Direção. Não houve criação de novas funções, mas tão somente a unificação dos valores, que até então eram diferentes, sendo fixados em R$ 4.454,00. A carga horária dessas funções também foi fixada em 40 horas semanais.

Publicado em: 19/06/2024 10:09:00

Publicado por: João Ricardo Pupo / Fotos: Jasso