Projeto Acalanto completa um ano com foco no acolhimento

Neste mês de maio, mais precisamente no dia 17, o Projeto Casa das Oficinas Acalanto completou um ano de existência promovendo a reabilitação de pacientes da rede de atenção em saúde mental para o mercado de trabalho. E, para registrar essa passagem, a Câmara de Louveira aprovou por unanimidade Moção de Congratulações e Aplausos, de autoria do vereador Marquinhos Deca, durante a sessão realizada nesta terça-feira, 28.

O Projeto Acalanto tem foco no acolhimento e na geração de oportunidades, com a realização de oficinas de atividades artesanais e a inserção de participantes em cursos, capacitações e programas da Prefeitura de Louveira. Neste primeiro ano de atividades, o Projeto Acalanto realizou cerca de 1700 atendimentos com aproximadamente 100 usuários.  O trabalho exemplar da Prefeitura de Louveira se destacou em nível estadual, conquistando a Menção Honrosa na Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, ocorrido na Programação do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, sendo um dos 30 projetos premiados.

Marquinhos Deca, autor da Moção, ressaltou que o projeto desenvolve diversas oficinas como mosaico, bijuterias, crochê, mistura para cappuccino e fabricação de amanteigados, promovendo renda para as pessoas atendidas. Ao mesmo tempo, os usuários recebem atenção de uma equipe multidisciplinar para participarem ativamente de eventos na cidade, como feiras e festas locais. Além disso, os profissionais do Projeto Acalanto realizam palestras sobre o projeto e saúde mental nas empresas da cidade e região.

Aprovada por unanimidade dos presentes, a Moção recebeu elogios também dos vereadores Helinho, Priscilla Finamore, Fábio Borriero, Kaká Rodrigues e Nildo Redenção. Os vereadores Laério Neris e Marquinhos do Leite não participaram da sessão.

Publicado em: 19/06/2024 10:07:00

Publicado por: João Ricardo Pupo / Fotos: Jasso