Câmara de Louveira realiza palestra sobre saúde do Homem

A Câmara Municipal de Louveira realizou, na tarde de segunda-feira, 27, palestra sobre a campanha "Novembro Azul", com a participação da Dra Talita Coelho Paiva, do Centro de Oncologia de Campinas. O mês de novembro é marcado pelas campanhas de conscientização, prevenção e tratamento da saúde do homem, em especial sobre o câncer de próstata, ressaltando a importância dos exames de prevenção e diagnóstico precoce.

A dra. Talita explicou que o grande obstáculo para a redução dos casos de morte pelo câncer de próstata é o diagnóstico tardio. Segundo ela, ainda há, no Brasil, o preconceito em relação à realização do exame de toque, essencial para a descoberta da doença ainda no estágio inicial. Por questão cultural, o homem adoece mais e morre mais precocemente. Os dados oficiais demonstram que, em nosso país, um em cada seis homens terá câncer de próstata. A boa notícia é que eles são curáveis em mais de 90% dos casos. O lado ruim, é que praticamente metade dos homens não vai ao urologista, dificultando o diagnóstico em estágio inicial da doença. Em 2023, estão previstos cerca de 71 mil novos casos da doença no Brasil.

Além das informações técnicas transmitidas pela profissional, o encontro também registrou a participação do jornalista Rivelino Teixeira, colaborador da TV Câmara, testemunhando sua luta contra o câncer que o acometeu. Ele deixou um vídeo gravado em que relata a descoberta de doença e seu tratamento. Para o jornalista, o essencial é deixar o preconceito de lado e se prevenir, com a realização dos exames necessários para se combater esse terrível doença.

Acompanhe a programação com matérias e transmissões na plataforma Câmara Louveira Web no Facebook:

Publicado em: 28/11/2023 11:18:55

Publicado por: Diretoria de Comunicação