Orientação postural é tema de palestra na Câmara de Louveira

Servidores participaram de palestra sobre orientação postural, complementando ações da Câmara de Louveira voltadas para a saúde e bem-estar. Ministrada em dois períodos pelo fisioterapeuta José A. Ribeiro, a palestra focou situações de rotina que podem resultar em  alterações na coluna vertebral, especialmente nas regiões da cervical e da lombar, ocasionando dores.

Na programação foram abordados temas como Fisiologia do corpo humano; Posturas e movimentos com potenciais danos ou desconforto; Equipamentos, mobílias e regulagem corretos; além dos benefícios das atividades físicas.

O fisioterapeuta José A. Ribeiro elogiou a iniciativa da Câmara, lembrando da grande incidência de pessoas com problemas de lombalgia e nervo ciático. “Esse trabalho de conscientização é inovador e muito importante, pois mostra para as pessoas o valor do patrimônio delas que é o próprio corpo, e incentiva a utilizá-lo da melhora maneira, em benefício para a qualidade de vida”.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho, Joaquim César dos Santos, foi elaborado um laudo ergonômico, com avaliação das instalações e a interação com o corpo humano, e a Câmara está fazendo as adequações necessárias. “A ergonomia é muito ampla e se faz importante para garantir mais conforto e segurança para os funcionários”, ressaltou Santos.

Publicado em: 17/05/2022 16:42:41