Servidores da área administrativa da Câmara de Louveira participaram de curso de aperfeiçoamento nas rotinas da contabilidade geral. Realizado em três dias, o curso, ministrado pelo consultor em Finanças, Luciano Ap. de Lima, teve o objetivo de apresentar a contabilidade e a administração financeira como instrumentos para a compreensão e análise do processo contábil de entidades públicas, com enfoque para as normas e legislações vigentes.
De acordo com o diretor Geral da Câmara, Mário Emílio Piato, o curso vem ao encontro da proposta de trabalho do atual presidente da Câmara, Marquinhos do Leite, de capacitar os servidores, oferecendo ferramentas modernas e adequadas para o exercício das atividades. “É um aperfeiçoamento constante dos servidores públicos, para que possam estar o mais atualizados possível”.
Além da parte de contabilidade e organização contábil, com demonstrações financeiras básicas, conceito e divisão da contabilidade pública, elaboração de orçamento público, os participantes tiveram, ainda, informações sobre o Sistema AUDESP, nas fases I e II (voltadas à contabilidade e ao planejamento), implantado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para auxiliar na fiscalização de contas e controle de gestão dos recursos e orientações sobre controle financeiro e prestação de contas.
Segundo o palestrante, é importante diferenciar a contabilidade pública da privada, com destaque para a necessidade de uma prestação de contas clara e eficiente. “A principal diferença é a questão burocrática, pois o recurso é público e toda prestação de contas é feita diretamente à sociedade”, ressaltou, lembrando que o curso permitiu uma atualização detalhada sobre as normas dos órgãos de fiscalização. “O objetivo foi capacitar os servidores com atualizações das normas do TCE, Ministério Público e outros órgãos que atuam na fiscalização do dinheiro público”.
Publicado em: 29/04/2022 15:48:22