Louveira contará com a campanha “Julho Verde”

Os vereadores aprovaram, na última Sessão Ordinária, realizada no dia 15 de março, o Projeto de Lei nº 6, de autoria do vereador Fábio André de Souza Borriero, que prevê a instituição da campanha “Julho Verde”.  A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço, as formas de prevenção e diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Para ser colocada em prática, a campanha deverá ser organizada pela sociedade civil e contar com palestras, exposições e outras dinâmicas que venham alertar a população sobre a doença, uma vez que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a taxa de mortalidade.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa tem como base um caso que ocorreu na família dele em 2000, com resultado de cura, mas que poderia ter tido um tratamento mais eficaz se tivesse sido diagnosticado mais cedo. “Minha irmã teve câncer de cabeça e pescoço, ficou com seqüelas, mas curada. Na mesma época, uma outra pessoa teve a doença e por ter tido um diagnóstico tardio não sobreviveu”, ressaltou o vereador.

Publicado em: 16/03/2022 17:53:46