Instituída a Campanha de Conscientização sobre Vitiligo

A Câmara de Louveira aprovou Projeto de Lei 76/2021, de autoria dos vereadores Marquinhos Deca e Nel da Van, ambos do PSD, e que institui em Louveira a Campanha de Conscientização sobre o Vitiligo. Aprovado por unanimidade durante a 21ª Sessão Ordinária, o projeto prevê que a campanha seja promovida pela sociedade civil no dia 25 de junho de cada ano.

Entre os objetivos da campanha estão o de orientação e esclarecimento sobre a doença, a promoção da saúde e qualidade de vida, a ressocialização das pessoas com vitiligo e a conscientização da sociedade e das autoridades sobre o tema.

Marquinhos Deca defendeu a ideia para que o município de Louveira possa conscientizar a população sobre o vitiligo, doença que não é contagiosa, mas que ainda carrega muito preconceito por quem não conhece.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença. Normalmente, o vitiligo não apresenta nenhum sintoma além da descoloração da pele. Há casos, porém, de pacientes que relatam aumento da sensibilidade e dor na área afetada. A maior preocupação dos médicos, porém, é com os sintomas emocionais que podem ser desenvolvidos por causa da doença.

Publicado em: 08/12/2021 16:47:31