Servidores acompanham palestra virtual sobre câncer de próstata

Servidores da Câmara Municipal de Louveira participaram, na tarde desta sexta-feira (12), de palestra virtual sobre câncer de próstata. Promovida em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), a palestra Câncer de Próstata e o Novembro Azul contou com explanação do médico Eduardo Arnaldi Simões de Oliveira.

Além de falar sobre a incidência do câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele), o médico destacou também a importância do diagnóstico precoce, os fatores de risco, os exames necessários para detecção da doença e os tratamentos.

Segundo ele, todo homem a partir dos 50 anos de idade deve fazer o exame preventivo; se tiver caso da doença na família, o exame deve ser a partir dos 45. “A doença em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso a importância de ficar atento aos fatores de risco e à idade”, frisou, lembrando que o exame de toque retal é imprescindível para detecção da doença.

A live foi programada pela Escola do Legislativo da Câmara de Louveira em virtude do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Os servidores ressaltaram a importância das informações e o quanto é necessário desmistificar o exame, uma vez que 20% dos casos só são detectados com o exame de toque. “Fui fazer o exame do PSA e o médico achou necessário fazer o de toque. É desconfortável sim, mas necessário para um diagnóstico preciso”, disse José Claudemir Gomes da Silva.

O servidor Gabriel Luis Baldo considerou a palestra bastante esclarecedora e destacou o alto índice de cura da doença, se detectada em estágio inicial. “As chances de cura são de 98%, o que reforça a importância de procurar atendimento precocemente”.

Publicado em: 12/11/2021 17:29:53