Arrecadação aumenta 25% no segundo quadrimestre de 2021

A Prefeitura de Louveira apresentou os dados de cumprimento das Metas Fiscais dos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano, em audiência pública promovida pela Câmara de Louveira na noite desta quarta-feira, 29. Em comparação ao mesmo período do ano passado (2020 x 2021), as finanças municipais registraram aumento de 25% na arrecadação e 9,1% nas despesas. O vereador Marquinhos Deca (PSD), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, foi quem comandou a audiência, que contou com a presença do secretário municipal de Finanças, José Agnaldo de Carvalho.

Os dados foram apresentados pela diretor da divisão de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Finanças, George Brandão. Segundo a apresentação, foram arrecadados cerca de R$ 158 milhões no segundo quadrimestre, sendo o repasse do ICMS a principal receita de Louveira, com R$ 88,7 milhões recebidos. Em relação às despesas do município, os dados demonstram que foram aplicados R$ 136,5 milhões em no quadrimestre.

Em relação aos valores investidos, foram liquidados R$ 60,7 milhões na Saúde, o que representa 20,1% da arrecadação. Na Educação, Louveira destinou R$ 69,2 milhões, o equivalente a 22,8%. Os índices do mínimo legal são de 15% e 25%, respectivamente. As despesas com pagamento de pessoal representaram 30,5%, índice bem abaixo do limite constitucional, em que o município pode gastar até 54% da arrecadação com folha de pagamento. Não há registro de dívidas do município

(Texto: Ricardo Pupo

Foto: Gisele Floriano)