Notícias

Notícias da Câmara



Requerimento pede informações sobre Coopertrans

Requerimento pede informações sobre Coopertrans
Visualize fotos

 

Um requerimento solicitando diversas informações da Coopertans – cooperativa que faz o transporte escolar municipal e intermunicipal – foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira, 14 de setembro. O requerimento, de autoria do presidente da Câmara de Louveira, vereador Marquinhos do Leite (PSDB), é apresentado ao plenário, que pode aprová-lo ou rejeitá-lo. O requerimento será enviado à Prefeitura, visto que a cooperativa recebe verba pública.

 

O vereador pediu a palavra para explicar que tem recebido várias denúncias sobre a cooperativa e que deve tratar todos os cooperados por igual. Ao justificar a apresentação do requerimento, Marquinhos do Leite afirmou que sabe que quem roda 100 km, ganha igual a quem roda 30 km, que não há mudança na presidência da cooperativa e que durante a pandemia a Prefeitura destinou uma verba de ajuda de custo e que a metade era repassada aos cooperados e outras questões que levaram à apresentação do requerimento.

 

O documento possui 39 itens, solicitando desde documentação, relação dos cooperados, contratos, notas de empenho e fiscais, guias de pagamento de impostos, comprovantes até a relação da frota e itinerários. Marquinhos do Leite pediu o apoio dos colegas para a aprovação, afirmando que é direito e dever do vereador em fiscalizar o Executivo e as empresas terceirizadas. Marquinhos também afirmou que, na sua opinião, requerimento de informações não deveria ter a obrigatoriedade de ser aprovado em plenário, pois entende que é uma função do vereador. Ele lembrou que é contra o artigo do Regimento Interno que determina essa obrigação e que essa mudança foi feita na legislação passada, onde o vereador é obrigado a se expor para pedir uma simples informação.

 

O vereador Nilson Cruz (PSD) manifestou-se favorável ao requerimento e disse que também irá apresentar um requerimento na próxima sessão para que se apresente o relatório de manutenção dos veículos das frotas das empresas que prestam serviços ao município. Segundo ele, por causa da pandemia, muitos veículos não rodaram e, agora com a retomada do serviço, é importante saber em quais condições esses veículos se encontram.




Publicado em: 15/09/2021 15:00:29

Publicado por: Ricardo Pupo