Vereadores participam de reunião sobre revisão do Plano Diretor de Turismo

Os vereadores receberam, no dia 15, a visita do chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura de Louveira, Eduardo Sona, que, acompanhado do consultor Carlos Alberto Leal Rodrigues, explicou a importância da revisão do Plano Diretor de Turismo, para que o município possa apresentar sua potencialidade no setor e pleitear o título de MIT – Municípios de Interesse Turístico, o que resulta no recebimento de verba estadual para fomentar o turismo local.

Segundo Sona, a proposta é de percorrer a cidade, com a realização de encontros temáticos com diversos segmentos, em busca de sugestões que venham compor um novo Plano Diretor de Turismo. Segundo ele, ao ser classificado como MIT, o município passa a contar com uma verba anual do Governo do Estado para investir e fortalecer as atividades. “Com o título, o município passa a receber uma verba anual de R$ 1 milhão para investimentos em infraestrutura”, disse Sona. Após os encontros será realizado um inventário e audiência pública para apresentação do resultado do levantamento feito no município. Posteriormente, passará por apreciação dos vereadores.

Após a explanação, foi solicitado aos vereadores presentes que apontassem os pontos fortes de Louveira para incrementar o turismo e as principais deficiências. O presidente da Câmara Municipal, Marquinhos do Leite, enfatizou a necessidade de investir em ações para a população nordestina, como a criação de um Centro de Tradições Nordestinas (CTN) na cidade ou um museu. “Temos em Louveira um grande número de migrantes e em grande parte nordestinos, por isso entendo como necessária a atenção para eles, seja com a criação de uma associação, um centro de tradições”, ressaltou. O vereador Fábio Borriero mencionou o turismo rural, com os pontos mais visitados, como adegas e alambiques, e a necessidade de melhor infraestrutura para capacitação dos agricultores. Já, o vereador Leandro Lourençon falou sobre a necessidade de melhor aproveitamento da Estação Ferroviária, um patrimônio histórico da cidade, e uma atenção maior para eventos com a participação de culturas variadas. O vereador Nildo falou sobre a importância de investimentos em hotéis e o vereador Clodoaldo sugeriu a construção de um restaurante no novo parque, sendo um ponto de destaque no novo empreendimento. Participaram, ainda, da reunião os vereadores Kaká Rodrigues, Nilson Cruz e Marquinhos Deca.

(Texto e foto: Gisele Floriano)

Publicado em: 16/06/2021 15:53:26