Louveira cria Dia de Conscientização sobre Lúpus

Os vereadores louveirenses aprovaram a criação do Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Eritematoso Discóide (LED), a ser comemorado todo dia 10 de maio. O projeto, de autoria do vereador Leandro Lourençon (PSDB) foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na 11ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira, 22 de junho.

O autor da proposta explicou que teve a iniciativa de apresentar o projeto depois de ser procurado por um munícipe que relatou as dificuldades encontradas no tratamento da doença, por falta de conscientização das pessoas. “O doente precisa muito de protetor solar e do uso da cloroquina. É uma doença de difícil diagnóstico e que pode ser confundida com outras doenças. Por isso é importante que o município tenha uma campanha que possa conscientizar as pessoas sobre essa doença”, comentou Leandro. Logo após, ele pediu o apoio dos demais vereadores para a aprovação do projeto.

Os vereadores Fábio Borriero (PDT), Nilson Cruz (PSD) e Marquinhos Deca (PSD) elogiaram a iniciativa, declararam apoio e defenderam projetos que envolvem a área da Saúde. Após a aprovação unânime, foi apresentada uma emenda, para que retirasse do texto a obrigatoriedade de que a data constasse no Calendário Oficial do Município. Segundo Leandro, ao apresentar a emenda, o projeto não incorre em inconstitucionalidade, pois não cria obrigação para a Prefeitura.

Mesmo assim, o poder público poderá criar parcerias com entidades da sociedade civil, órgãos públicos ou privados, com o objetivo de realizar ações a fim de estabelecer trabalhos conjuntos sobre o lúpus. O projeto permite, ainda, que as instituições sem fins lucrativos associem o nome e imagem às campanhas que vieram a ser promovidas. Além da conscientização, o objetivo também é estimular o interesse da sociedade, sensibilizar a compreensão sobre a doença e detectar o índice de incidência do lúpus no município.

O lúpus é uma doença sem cura que atinge o sistema imunológico em que o mecanismo de defesa do organismo ataque a si mesmo criando excesso de anticorpos na corrente sanguínea. Com isso, há inflamação e danos às articulações, aos músculos e outros órgãos. Os doentes podem apresentar dor nos músculos, no peito, anemia, fadiga, febre, perda de apetite, secura na boca e olhos, erupções escamosas e manchas vermelhas na pele, artrite, depressão nervosa, dor de cabeça, falta de ar, sensibilidade à luz e sangue na urina. Segundo a Federação Espanhola do Lúpus (FEL), cerca de 1% da população pode ter a doença, sendo que as mulheres representam 90%. O Brasil não dispõe de estatísticas sobre a doença.

(Texto: Ricardo Pupo / foto: Gisele Floriano)

Publicado em: 23/06/2021 15:47:35