Câmara aprova Campanha de Prevenção e Combate à Perda Auditiva

O último projeto aprovado pelos vereadores de Louveira durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada na noite de terça-feira, 22, aprovou a criação da Campanha de Prevenção e Combate à Perda Auditiva. De autoria do vereador Nildo Redenção (PSC), o projeto recebeu aprovação de todos os vereadores presentes. Com a aprovação, Louveira poderá realizar a campanha com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de surdez em casos de exposição a níveis intoleráveis de sons e ruídos por tempo prolongado, sem o uso de medidas protetivas.

Segundo a justificativa do projeto, o Brasil possui mais de 2,2 milhões de pessoas com perdas auditivas, o que pode impactar a capacidade de comunicação, estudo e trabalho. O vereador Nildo Redenção escreveu que medidas de conscientização e debate do tema podem auxiliar na prevenção de mais casos de surdez adquirida e abordar os casos de surdez congênita. “É imprescindível a necessidade de intensificar os esforços para prevenir e tratar a perda auditiva, através da conscientização e prevenção”, defendeu o autor. Para ele, a grande preocupação atual é em relação ao uso inadequado e excessivo de fones de ouvido com alto volume, prática recorrente e que pode levar a perdas auditivas entre jovens e adolescentes.

A campanha poderá abordar, entre outros assuntos, os malefícios do uso exagerado e sem controle de fones de ouvido, em volume acima do tolerável; a necessidade de fornecimento de EPI’s (equipamento de proteção individual) aos trabalhadores expostos a ruídos; e os fatores e características da surdez congênita. Para tanto, poderão ser utilizados meios como internet, veículos de comunicação, cartazes, panfletos, palestras e ações de prevenção com diagnósticos e concessão de próteses auditivas e terapias fonoaudiológicas.

(Texto: Ricardo Pupo / foto: Gisele Floriano)

Publicado em: 23/06/2021 15:45:16