Rua no Abadia recebe nome de Guerino Lourenção

Os vereadores de Louveira aprovaram, durante a 13ª Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, 17, o nome de Guerino Lourenção para denominação de rua no bairro Abadia. O projeto, de autoria do vereador Leandro Lourençon (PSDB), recebeu aprovação unânime.

O nome do homenageado foi destinado à rua que se inicia na primeira entrada à esquerda da rua Pedro Lourenção, no bairro da Abadia. O vereador Leandro pediu o apoio dos colegas para a aprovação do projeto, lembrando que o homenageado é de família tradicional com história ligada ao bairro onde está localizada a rua.

Os vereadores Nilson Cruz (PSD), Marquinhos Deca (PSD), Fábio Borriero (PDT) e Marquinhos do Leite (PSDB) usaram a palavra para elogiar a iniciativa do projeto.

Nascido em Jundiaí em 1910, Guerino Lourenção interrompeu os estudos com o início da 1ª Guerra Mundial. Em 1929, a família mudou-se para o bairro da Abadia, local que marcou sua história pessoal. Casou-se com Luiza Bonetto e da união nasceram dez filhos: Duarte, Anastácio, Bruno, Marines, Matilde (falecida), Angélica, Natalina (falecida), Gilberto, Neide e Natal.

Desde cedo trabalhou na roça com a família. Mais tarde, dedicou-se à viticultura, sendo uns dos pioneiros de Louveira a cultivar uvas no bairro. Sua produção era levada de carroça para a estação de trem da cidade para se escoada até o Mercado Municipal de São Paulo.

Religioso, exerceu influência junto aos moradores do bairro, em especial junto à igreja Nossa Senhora da Abadia, que reunia os descendentes italianos para a missa. Em 1951 ajudou na 1ª Festa da Comunidade Nossa Senhora da Abadia, que hoje é tradição para o bairro e para Louveira. Recebeu, então, o convite par integrar a Festa da Uva em Louveira. De espírito empreendedor, fundou o 1º Bar da Igreja da Abadia. Também participou como membro da Irmandade da Santa Casa de Louveira. Guerino Lourenção faleceu aos 89 anos, em 1999.

(Texto: Ricardo Pupo Foto: Gisele Floriano)

Publicado em: 18/08/2021 15:29:47